Como cuidar do seu rosto? Truques úteis e cosméticos eficazes

Muitas pessoas enfrentam alguns problemas relacionados com um cuidado adequado da pele. Nem toda a gente sabe escolher os cosméticos certos, que fórmulas usar e que produtos evitar. No entanto, o cuidado da pele tem regras e são recomendados cosméticos que ajudam no cuidado diário do rosto.

Os produtos devem ajustar-se ao tipo de pele

Para deixar a sua pele bonita, escolha cosméticos que satisfazem as necessidades da sua pele. O tipo de pele, assim como as suas características, deve ser levado em conta:

  1. Pele oleosa – a sua principal característica é ser uma pele brilhante. As glândulas sebáceas da pele produzem óleo (sebo) em excesso e os poros são mais largos. A pele oleosa tende a ganhar pontos negros, acne, mas as rugas de expressão aparecem relativamente tarde.
  2. Pele seca – não brilha como a descrita acima, em vez disso, é baça, fina e delicada. As rugas aparecem rapidamente, por vezes mesmo antes dos 30. Os poros são quase invisíveis.
  3. Pele normal – este é o sonho de qualquer mulher. Este tipo de pele possui poros de dimensões médias, e pode ser oleoso na zona T. Geralmente, este tipo de pele é resistente aos fatores externos e internos.
  4. Pese mista – como o nome sugere, este tipo de pele combina as caracterísiticas dos três tipos de pele acima descritos. Quem possui este tipo de pele pode ter os poros mais abertos na zona T, pele mais brilhante em algumas zonas do rosto, e pode aparecer pontos negros e acne ocasionalmente. Tipicamente, a pele mista não tende a envelhecer prematuramente.

Todas estas características devem ser levadas em conta ao escolher produtos para cuidados com a pele. Se utiliza produtos inadequados, pode obter o efeito oposto: o estado da pele não melhora, podendo mesmo piorar. Por este motivo, é muito importante ajustar os produtos de cuidado ao tipo de pele. Em geral, se a sua pele é normal, você mesma pode criar um programa de cuidados com a pele. As pessoas com pele seca, oleosa e mista devem visitar um especialista – uma esteticista ou dermatologista. Tenha em mente que o programa de cuidados diários deve incluir três etapas: limpeza, tonificação e nutrição.

Como cuidar de pele normal?

Deve lavar a roupa, as toalhas e os lençóis apenas com detergentes sem substâncias fortes e fragrâncias. Tudo o que precisa de fazer é esfoliar o rosto uma vez por semana e evitar produtos à base de álcool no cuidado diário, já que deixam a pele seca. Uma solução melhor é utilizar preparações com camomila, aloé, calêndula ou árvore do chá. O creme de dia deve conter filtro UV para evitar a secura, rugas e descolorações. Além disso, para hidratar a pele em casa, o melhor será utilizar agentes não oclusivos – aqueles que não formam uma camada pegajosa na pele.

Como cuidar de pele oleosa?

A pele oleosa requer cuidados especiais que não aumentam a atividade das glândulas sebáceas e secam a pele. Outra característica importante deste tipo de pele é que possui baixa concentração de ácido linoléico. Como resultado, a barreira epidérmica protege menos a pele de irritações e inflamações. Portanto, deve cuidar da sua pele seguindo algumas regras básicas:

  • Limpar completamente a pele.
  • Combater as bactérias.
  • Reduzir a atividade das glândulas sebáceas.
  • Hidratar a pele regularmente.

Não é recomendável utilizar um sabonete clássico no cuidado diário a pele nem esfoliar a pele duas ou três vezes por semana. O melhor será evitar cosméticos tonificantes com álcool. Para isso, deve utilizar tónicos e loções com extratos vegetais, em particular, com camomila, calêndula ou aloé. Para hidratar a pele oleosa, é melhor optar por fórmulas leves com ingredientes calmantes.

Como cuidar de pele seca?

A pele seca pode ser uma característica inata, geneticamente herdada, mas também pode aparecer no curso da vida. O nível de produção de sebo está relacionado com a ação das hormonas – à medida que a menopausa se aproxima, a secura aumenta. Também pode ser o resultado de cuidados inadequados, por exemplo, esfoliação frequente. Os cuidados com a pele seca devem ser muito delicados. Ao limpar, não é recomendado utilizar agentes de limpeza que criem muita espuma, isto é, que removam os lípidos da pele. O cosmético deve conter óleos e outros componentes gordos. Além disso, lavar o rosto com água quente também não é uma boa ideia porque irrita, seca ou aumenta a produção de sebo. Em caso de queratose, o melhor será optar por emulsões ou cremes com ácidos (salicílico, cítrico, glicólico, málico). É recomendado também regular a humidade do ar para um nível adequado e garantir que a dieta seja rica em ácidos gordos.

Como cuidar de pele mista?

Relativamente a pele mista, é importante limpar a zona T e hidratar as maçãs do rosto. Se houver alguma inflamação na testa, queixo e nariz, então deve deixar de aplicar esfoliantes. O cuidado adequado da pele mista envolve também uma nutrição adequada. Cosméticos com estas características devem ser usados ​​apenas em algumas partes da pele. Por exemplo, as máscaras e os cremes de secagem devem ser aplicados nas áreas com maior atividade das glândulas sebáceas, e os cremes com forte efeito hidratante devem ser aplicados nas maçãs do rosto e na testa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *