Os capilares partidos afetam cada vez mais pessoas. A pele com rosácea é uma das mais exigentes no que toca aos cuidados diários. Continue a ler para aprender a cuidar da pele e não sofrer de hipersensibilidade.

Sabe qual é a melhor forma de controlar os capilares partidos? Se não sabe, continue a ler. Este artigo irá esclarecer todas as dúvidas.

Características da pele com rosácea

Como saber se sofre de rosácea? Se tem vermelhidão em todo o rosto. Não se trata de um rubor natural. Quando olha de perto, vê claramente os capilares sob a pele.

Os vasos sanguíneos são muito finos e frágeis neste tipo de pele. Quebram facilmente, causando telangiectasias, ou capilares partidos chamados microvarises. As telangiectasias aparecem mais frequentemente nas bochechas, na testa, no nariz e no queixo.

Além disso, a pele com rosácea é simplesmente mais delicada, extremamente sensível e mais tendência a irritações. Costuma causar desconforto, sensação de queimadura e prurido. Para evitar isto, devemos apostar num cuidado ótimo.

O que deve evitar se sofrer de rosácea?

Vamos começar por uma lista de coisas proibidas que intensificam os sintomas da rosácea: vermelhidão, irritação, veias de aranha. Os fatores mais poderosos são:

  • alimentos picantes, por exemplo, ricos em pimenta preta ou pimenta malagueta
  • temperatura demasiado elevada, por exemplo, em sauna ou banho quente
  • temperatura demasiado baixa, por exemplo, o frio do inverno
  • produtos inadequados para os cuidados da pele, por exemplo, contendo retinol ou ácidos
  • utilização excessiva de álcool, tabaco, etc.
  • excesso de atividade e exercício físico
  • água dura e clorada, por exemplo, na piscina

Desequilíbrio hormonal – por exemplo, durante a gravidez ou menopausa – também pode intensificar a condição e piorar a rosácea. É importante fazer check-ups e consultar o médico.

Cuidados da pele com rosácea

Como cuidar da pele com rosácea? A verdade é que este tipo de cuidados cutâneos segue muitas regras. Deve evitar a todos os custos todas as coisas acima mencionadas. Por exemplo, para a lavagem facial, utilize apenas água macia e fresca, e produtos de limpeza sem álcoois, parabenos e agentes de lavagem fortes como SLS/SLES.

Naturalmente, deve também lembrar-se do básico, que é hidratar, nutrir e proteger a pele contra a luz solar. Ao mesmo tempo, deve adicionar produtos de cuidados cutâneos contendo ingredientes que reforçam os vasos sanguíneos, incluindo vitamina C, arnica ou ginkgo. Estas substâncias reforçam as paredes dos vasos sanguíneos e impedem a sua rutura.

Outro aspeto a lembrar é que a pele com rosácea aprecia cuidados cutêneos naturais preparados em casa. Se quiser aliviar a rosácea, aposte nos óleos naturais, máscaras caseiras e noutros produtos totalmente naturais. Quanto mais simples forem os ingredientes, melhores serão os efeitos na pele sensível com capilares partidos.