A pele na zona dos olhos é a mais frágil e delicada da nossa derme. Por tender a perder água, é muito fácil deixá-la irritada. A pele em torno dos olhos é, efetivamente, bastante exigente, e deve ser considerada se quiser manter-se afastada dos pés de galinha o máximo de tempo possível. Não se esqueça de aplicar uma porção diária de nutrientes e ingredientes hidratantes, caso contrário, será muito difícil combater as manchas na pele que arruinam a sua aparência. Como cuidar devidamente da pele em torno dos olhos?

A barreira hidrolipídica protege a pele, exceto na zona dos olhos, o que é de lamentar. A pele nesta zona é realmente fina e delicada, razão pela qual desenvolve rugas mais rapidamente. A falta de sono, a exposição prolongada a ecrãs e os erros nos cuidados com a pele também têm o seu impacto. Felizmente, conhecemos alguns métodos que vão ajudá-la a resolver este problema.

Remoção da maquilhagem

É o cerne da rotina diária de cuidados cutâneos e um bom hábito. Os resíduos de cosméticos coloridos irritam as pálpebras e a conjuntiva. Muitas vezes impedem a regeneração da pele. Existem muitos desmaquilhante eficazes que, além de eliminarem os cosméticos, acalmam as irritações cutâneas.

Certifique-se de que remove os cosméticos coloridos cuidadosamente. Uma remoção agressiva contribui para o estiramento da pele, resultando, inevitavelmente, no aparecimento de rugas. Deslize um disco de algodão do canto interno do olho para o canto externo (nota: não faça isto ao contrário). Repita este movimento até que o disco não fique manchado.

Como hidratar a pele em redor dos olhos?

Infelizmente, a pele em redor dos olhos desidrata rapidamente, e muitos fatores promovem esta desidratação. Por exemplo: sabonetes, champôs e outras substâncias irritantes incluídas em inúmeros cosméticos. Por ser frágil e propensa aos danos, a pele na zona dos olhos deve ser tratada delicadamente. Além disso, deve ser hidratada numa base diária.

Comece pelo interior! Pode ser muito complicado manter a pele em redor dos olhos hidratada se tiver o corpo todo desidratado. E esta regra aplica-se especialmente durante o verão, altura em que estamos mais propensas a perder água.

Como camuflar as olheiras?

Usando maquilhagem de camuflagem, pode alcançar dois objetivos: tornar as olheiras invisíveis e aclarar a pele em torno dos olhos. Ainda assim, não pode esquecer-se de aplicar a maquilhagem de camuflagem de forma habilidosa. O erro mais comum que as mulheres tendem a cometer é a aplicação de corretores demasiado claros que apenas intensificam a mancha. Outra questão que vale a pena ter em mente é a quantidade de produto aplicado. Não deve utilizar demasiados corretores nem colocá-los sobre pele sem que a mesma esteja preparada. Poderá criar efeitos bonitos se aplicar primeiro uma base e depois um corretor. Use o dedo anelar para combinar delicadamente os cosméticos.

Para reduzir o inchaço e as olheiras, deve utilizar cosméticos formulados com vitaminas A, C e K, assim como cafeína e extratos de ervas. Estes produtos promovem o fluxo sanguíneo, estreitando os capilares. Além disso, uma vez que o sangue flui mais rapidamente, as olheiras ficam mais claras e o inchaço é significativamente reduzido. Continue a cuidar da pele com estes produtos e verá melhorias. Seja persistente.

Em situações extremas, pode optar por produtos de cuidado avançados que proporcionam resultados imediatos. Uma destas maravilhas é os discos oculares de colagénio ou os discos infundidos com extratos de plantas. Está provado que apresentam um efeito hidratante profundo. Por último, mas não menos importante, os cosméticos responsáveis pelo aumento da microcirculação na pele em torno dos olhos são também reconhecidos como sendo úteis. Estes produtos combinam bem com um aplicador de esferas que permite fazer uma injeção e uma massagem suave na área visada. Antes de o fazer, é aconselhável colocar o cosmético no frigorífico e utilizá-lo quando estiver fresco. Isto proporciona melhores resultados.