Como branquear os dentes em casa? Pode fazê-lo se tiver paciência e utilizar tratamentos caseiros com regularidade. O branqueamento no dentista é um procedimento bom, mas caro. Felizmente, podemos obter resultados semelhantes usando soluções caseiras! Aprenda a branquear os dentes de forma natural e saiba que produtos usar.

Porque ficam os dentes amarelos?

Se julga que uma boa escova e pasta dentrífica vão evitar surpresas desagradáveis, está errada. Além da escovagem diária e da higiene oral, muitos outros fatores contribuem para a tonalidade amarela e manchas nos dentes. Antes de ficar a saber que tipos de produtos branqueiam os dentes, perceba por que razão ficam manchados.

  1. As bebidas isotónicas mancham os dentes rapidamente porque sofrem erosão. Os ácidos têm um efeito projudicial no esmalte.
  2. tabaco deixa os dentes amarelos. Os cigarros são prejudiciais para a saúde e não nos tornam mais atraentes. Os fumadores têm os dentes amarelos e apresentam uma maior probabilidade de sofrer de doenças dentárias, incluindo periodontite. Para piorar ainda mais as coisas, a placa bacteriana acumula-se mais rapidamente se fumar.
  3. vinho danifica o esmalte. Aprecia vinho tinto? Não faz mal, mas esteja ciente de que a sua toma regular pode danificar muito o esmalte dos seus dentes. Até mesmo o vinho branco acaba por afetar a cor e a estrutura dos dentes. Este problema tem alguma solução? Tome um gole de água depois de beber vinho.
  4. chá e o café mancham os dentes. É uma dupla clássica que deixa os dentes amarelados. Acredite ou não, até o chá verde muda a cor dos dentes, deixando-os manchados.
  5. Escolhe o momento errado do dia para escovar os dentes e danifica o esmalte. Curiosamente, a escovagem pode ter um mau efeito se for feita no momento errado. Se acabou de comer citrinos, beber vinho (rico em ácidos) ou tomar café (priva o esmalte de cálcio), lave a boca com água para neutralizar o efeito das substâncias negativas. Escove os dentes passado meia hora.
  6. Os tratamentos de branqueamento agressivos deixam os dentes hipersensíveis. Não exagere, pois o branqueamento invasivo apresenta consequências terríveis.

Como branquear os dentes em casa: pasta dentrífica branqueadora

O branqueamento feito em casa começa com a aquisição da pasta dentrífica certa, que é o método mais fácil, mais económico e o mais popular. Procura a melhor pasta dentífrica branqueadora? Opte por um produto com ingredientes branqueadores e certifique-se de que é pouco abrasivo – isto permite-lhe branquear o esmalte sem friccionar com dentifrício. Pode também experimentar um elixir bucal branqueador.

Como branquear os dentes em casa: tiras branqueadoras

Outro produto popular que elimina as manchas. As tiras são transparentes e estão embebidas em gel branqueador. Muitas vezes, terá de aplicar o gel primeiro e colocar as tiras depois, deixando atuar o tempo indicado na embalagem (geralmente, 30 minutos). Verá os efeitos passados alguns dias.

Como branquear os dentes em casa: banana, curcuma, morangos

Branqueamento dentário com banana?! Porque não? Esfregue uma casca de banana contra os dentes internos – é rica em potássio, cálcio e vitaminas, incluindo vitamina D. Uma pasta dentrífica caseira de morango é outro remédio popular, mas os efeitos não são espectaculares, podendo causar irritações gengivais. É feita de morangos e bicarbonato de sódio. Infelizmente, os morangos são uma fonte de açúcar, pelo que é mais propício à placa bacteriana. Além disso, o bicarbonato de sódio é abrasivo e causa danos nos dentes. A curcuma – especiaria ayurvédica amarela – é outro ingrediente que pode ser utilizado. Apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas. Pode realizar o tratamento branqueador natural com curcuma duas vezes por semana, adicionando-o simplesmente à sua pasta dentrífica.